A GUATEMALA TEM SE DESTACADO NO RANKING DA CAMPANHA ENTRE NESTE RITMO. NESTA ENTREVISTA, O DIRETOR DA COMECA, ROBERTO GIRÓN, FALA SOBRE O DESEMPENHO NAS VENDAS STIHL NO PAÍS.
A QUE SE DEVE O BOM DESEMPENHO NA CAMPANHA DE VENDAS “ENTRE NESTE RITMO”?
Roberto Girón – No nosso planejamento colocamos a meta de crescer. Fizemos várias compras diretas com volumes maiores, já que essa é a nossa estratégia. Também estamos motivados para atender ao belo convite que fizeram na campanha para participar do Carnaval no Rio de Janeiro e visitar a fábrica da STIHL no Brasil.
QUAL É A ESTRATÉGIA DA COMECA PARA ESTAR ENTRE OS VIAJANTES?
Roberto Girón – Tentar ter todos os produtos que precisaremos. Também levamos em conta que, desde que começamos com máquinas como a FS 460, é perceptível a preferência do público, que quer que a tenhamos sempre. Por isso essa roçadeira tem sido encomendada em volumes maiores.
NA SUA OPINIÃO, QUAL É O SEGREDO PARA VENDER BEM?
Roberto Girón – Procurar satisfazer o cliente final por meio do canal do distribuidor e que o pipeline esteja sempre em busca da satisfação com os produtos que o cliente final precisa por estação e por área.
CONTE-NOS SOBRE UMA VENDA INESQUECÍVEL EM SEU PAÍS.
Roberto Girón – No ano passado, crescemos 700% em um mês com uma ação de marketing muito focada. Isso não acontece todo mês, mas naquele todos os recursos de marketing foram alinhados para tentar chegar a cada um dos clientes finais.
QUAL PRODUTO VENDE MAIS NA GUATEMALA E QUE ARGUMENTOS VOCÊS USAM?
Roberto Girón – A MS 382, a FS 221 e o SR 420. Posso lhe dizer que, para todas essas máquinas, é preciso garantir que o pipeline esteja cheio e nunca falte, pois a peça de reposição mais cara é aquela que não temos como entregar imediatamente.
QUE CONSELHO VOCÊ DARIA A OUTROS IMPORTADORES E SUBSIDIÁRIAS DA STIHL?
Roberto Girón – O conhecimento do mercado é a base para poder mantê-lo atendido da melhor forma. Se tivermos esse conhecimento, teremos verdadeiros agentes multifacetados em casa para atacar a concorrência. Conhecimento, estratégia e ação no tempo planejado.
“É preciso garantir que o pipeline esteja cheio e nunca falte, pois a peça de reposição mais cara é aquela que não temos como entregar imediatamente.”
Roberto Girón,
Diretor da Comeca