Dr. Michael Prochaska, membro do Conselho Executivo da STIHL AG para Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos, e Martin Schwarz, membro do Conselho Executivo da STIHL AG para Fabricação e Materiais, falam sobre o tema na STIHL e porque motivo a persistência é essencial para alcançar uma mudança verdadeira.
RECENTEMENTE A STIHL NOMEOU UM VICE-PRESIDENTE DE SUSTENTABILIDADE (FRIEDEMANN STOCK) PARA COORDENAR TUDO RELACIONADO À SUSTENTABILIDADE. O QUE INSPIROU ESTA AÇÃO?
DR. PROCHASKA. A natureza e o meio ambiente são duas coisas às quais a STIHL está ligada permanentemente. Nós já fizemos muito na STIHL para promover a sustentabilidade, mas as atividades não foram suficientemente coordenadas dentro do Grupo STIHL e do Conselho Executivo. Por isso nós queríamos concluir o que estava pendente e dar um rumo estratégico a tudo isso. Isso também significa decidir as áreas que desejamos enfatizar e especificar as atividades que não iremos mais promover ou incentivar de agora em diante.
SCHWARZ. Nós, nossos clientes, nossos funcionários e a sociedade estamos sempre estabelecendo níveis mais altos – e com razão. A pandemia também nos mostrou a importância de cadeias de abastecimento sustentáveis e resilientes em todos os aspectos.
O QUE VOCÊS PRETENDEM ALCANÇAR ATRAVÉS DA NOVA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE?
DR. PROCHASKA. Nós definimos três áreas focais estratégicas – ecossistemas, circularidade e cuidado – nas quais estabelecemos para nós mesmos metas ambiciosas para o período entre o momento atual e 2030. Nosso objetivo ao fazer isso é atingir neutralidade climática e nos tornarmos mais justos e mais eficientes em matéria de recursos. Através disso tudo, estamos concentrados em alcançar um equilíbrio entre três elementos: Pessoas, Planeta e Lucratividade.
SCHWARZ. Nós continuaremos a incorporar, avaliar e priorizar novos tópicos além dos projetos já existentes. A estratégia da sustentabilidade é uma fonte de orientação e direção neste sentido. Desta forma, iremos além de simplesmente aperfeiçoar nossos produtos e processos e ajudaremos toda a STIHL a avançar e fortalecer nossa capacidade competitiva.
QUAIS DESAFIOS VOCÊS VEEM QUANTO À QUESTÃO DE IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE?
SCHWARZ. A sustentabilidade se relaciona com todos os processos e produtos, assim como com a organização como um todo. Nós queremos uma sustentabilidade verdadeira. Isso significa que implantaremos critérios sustentáveis em todos os processos de tomada de decisões. Nós vamos incorporar aspectos de sustentabilidade de modo ainda mais forte a tudo o que fizermos a partir de agora, seja na aquisição de novos equipamentos, na ampliação de prédios, na concessão de novos contratos aos fornecedores ou no desenvolvimento de novos produtos. Fazer isso custará dinheiro, é óbvio, mas será recompensador no longo prazo. Aumentar a eficiência energética, por exemplo, inicialmente significa uma despesa, mas além de simplesmente reduzir as emissões de carbono, isso também nos ajuda a poupar custos energéticos no longo prazo.
DR. PROCHASKA. Nós também queremos iniciar uma transformação cultural dentro do Grupo e motivar os colaboradores da STIHL quanto à sustentabilidade. Para isso, precisamos de modelos. Os integrantes do Conselho Executivo precisam simbolizar um novo espírito, assim como todos na alta diretoria. A sustentabilidade é uma maratona, não uma corrida de pequena distância. Nós não devemos nos contentar com as vitórias alcançadas. Em vez disso, precisamos continuar aprendendo enquanto avançamos e continuar estabelecendo novos objetivos para nós mesmos.
A ESTRATÉGIA FOI DEFINIDA. QUAL É O PRÓXIMO PASSO?
SCHWARZ. Nós continuaremos a implementação consistente e sistemática de nossos atuais projetos de neutralidade climática, cadeias de abastecimento sustentáveis e proteção da biodiversidade. Até 2023, pretendemos ter metas específicas em vigor para as empresas internacionais de produção e vendas da STIHL.
DR. PROCHASKA. Estamos adotando uma abordagem de implementação passo a passo. Nossa estratégia de sustentabilidade ajuda a impedir que fiquemos engessados no processo. A tarefa para todos é ser transparente e comunicar nossas metas de sustentabilidade tanto dentro quanto fora do Grupo STIHL. A STIHL é uma empresa familiar que pensa em termos de gerações em vez de trimestres. A sustentabilidade já está em nosso DNA. Essa visão e antevisão são os fatores que guiam nossas ações.
“A sustentabilidade é uma maratona, não uma corrida de pequena distância. Nós não devemos nos contentar com as vitórias alcançadas”.
Dr. Michael Prochaska, Membro do Conselho Executivo para Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos
“Nós queremos uma sustentabilidade verdadeira. Isso significa que implantaremos critérios sustentáveis em todos os processos de tomada de decisões”.
Martin Schwarz, Membro do Conselho Executivo para Fabricação e Materiais